Estudo do texto Ø COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO 1. O texto apresenta uma família à mesa, na hora do almoço. Porém, há um conflito: o filho está com fome, mas não tem vontade de comer “comida de velho”. a) O que ele chama de “comida de velho”? b) Qual a comida preferida dele? 2. Cada uma das personagens assume uma atitude diante do conflito, o que revela muito sobre elas. Leia o que dizem e caracterize-as com um dos adjetivos a seguir. Conciliador(a) inflexível teimoso(a) condescendente a) A mãe; “ – Não-senhor! Só com salada pra valer, arroz, feijão, tudo” b) O pai: “— Não tripudie {...] Ele ainda vai comer de tudo.” c) O filho: “Não, peguei tomate para tirar da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que tomate também é nojento.” 3. Releia este trecho, do início do texto: Lá da cozinha a mãe diz que decretou ― De-cre-tei! — que ou ele come legumes e verduras, ou vai pa
O texto teatral escrito I 1. O texto apresenta um confronto de interesses entre |Jorge e o Sr. Souza, revelado pela conversa ao telefone. a) Como Souza se posiciona diante do problema? b) Que argumento Jorge utiliza para tentar convencer Souza a mudar de ideia? c) “Está bem, está bem. Já sei que falamos nesse assunto mas às vezes mesmo um homem tão decidido como você pode mudar de ideia”, diz Jorge em certo momento. Levante hipóteses: Pela reação de Jorge, o que você acha que Souza disse a ele? d) Qual é a última proposta que Jorge faz a Souza? 2. O texto teatral tem semelhanças com o texto narrativo: apresenta fatos, personagens, tempo e lugar. a) Onde ocorre essa cena? b) Qual é, aproximadamente, o tempo de duração desse cena? 3. Comparando a estrutura do texto teatral com a outros textos narrativos ficcionais, como, por exemplo, o conto, o mito e a fábula, observamos que o texto teatral se constrói de forma diferente. a)
Colégio Frei César Gavazzi Açailândia, _____/_____/_____ Professora: Isabel Cristina Aluno:_____________________________ Turma: 9º Ano do Ensino Fundamental Roteiro de Leitura Livro: O Mundo de Sofia Autor(a): Ilustrador(a): Coleção: Editora: Edição: Ano: Número de páginas: Interpretando o livro (copiar e responder) 1. Que é a personagem principal desse livro? 02 linhas 2. Onde e com quem ela vivia? 02 linhas 3. O pai de Sofia embora morasse com ela, passava muito tempo fora de casa. Por quê? 04 linhas 4. Ela tinha animais de estimação? Quais eram? 03 linhas 5. Que idade tinha quando começou a receber os bilhetes misteriosos? 02 linhas 6. Quais as mensagens contidas nos dois bilhetes iniciais? 05 linhas 7. Além dos bilhetes ela recebe outro tipo de correspondência, mas está endereçada a outra pessoa. O que ela recebe e a quem está endereçada? 04 linhas 8. Através das comunicações misteriosas, Sofia passa a fazer um curso por corr
Comentários
Postar um comentário