Estudo do texto "A Sopa de Macarrão"
Estudo do texto
Ø COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
1. O texto apresenta uma família à mesa, na hora do almoço. Porém, há um conflito: o filho está com fome, mas não tem vontade de comer “comida de velho”.
a) O que ele chama de “comida de velho”?
b) Qual a comida preferida dele?
2. Cada uma das personagens assume uma atitude diante do conflito, o que revela muito sobre elas. Leia o que dizem e caracterize-as com um dos adjetivos a seguir.
Conciliador(a) inflexível teimoso(a) condescendente
a) A mãe; “ – Não-senhor! Só com salada pra valer, arroz, feijão, tudo”
b) O pai: “— Não tripudie {...] Ele ainda vai comer de tudo.”
c) O filho: “Não, peguei tomate para tirar da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que tomate também é nojento.”
3. Releia este trecho, do início do texto:
Lá da cozinha a mãe diz que decretou ― De-cre-tei! — que ou ele come legumes e verduras, ou vai passar fome.
- a) O que o verbo decretar expressa nessa situação?
- b) O emprego desse verbo nessa situação confirma ou nega sua resposta no item a da questão anterior? Por quê?
4. A mãe quer que o filho engorde e tenha problemas de saúde mais tarde. Para convencê-lo, ela usa de diferentes recursos, entre eles a informação, a ironia e a ação direta. Observe estes trechos:
· “a mãe pula na cadeira, pega o bife de volta”
· “E no Natal [...] vai ser papai Noel, NE? E rei Momo no carnaval...”
· “um jornalista um m~es só comendo a tal fasy-food, engordou mais de seis quilos!”
Qual dos trechos exemplifica a tentativa de convencer:
- a) pela informação?
- b) pela ironia?
- c) pela ação direta?
5. Diante da pressão que recebe, o filho também se vale de diferentes recursos para convencer os pais. Observe estes argumentos:
· “Se vocês sempre comeram tão bem, como é que acabaram barrigudos assim?”
· “No Japão [...] podia ser lutador de sumo e ganhar uma nota.”
· “Porque ele é gostoso!”
· “num campo de concentração só comiam assim pouquinho, só o suficiente pra sobreviver...”
- a) Desses argumentos, qual é o único que tem relação direta com as preferências alimentares do menino?
- b) Qual deles procura esvaziar o forte argumento da preocupação com a saúde?
- c) Qual dles tenta provocar remorso nos pais?
6. O pai, por duas vezes, relembra hábitos alimentares de sua infância.
a) Como eram esses hábitos? Com a finalidade ele os cria?
b) Um dos hábitos do pai atraia o interesse do menino. Qual foi ele? Por que o menino ficou interessado?
7. No jantar, os pais tentam novamente fazer o filho comer, oferecendo-lhe sopa de macarrão de letrinhas.
a) Que mensagem o filho tenta transmitir aos pais com as palavras que escreve?
b) Qual é essa palavra?
c) Por que a contemplação dessa palavra provoca humor no final do texto?
8. O texto “Sopa de macarrão” é uma crônica humorística. Quase sempre, além de provocar o riso, o texto de humor também faz críticas. Que críticas o texto lido faz?
Ø
cade as respostas ?
ResponderExcluirfale por favor isabel pois preciso disso para amanha
ResponderExcluirEntão somos duas
ExcluirPor favor manda as respostas vaiiii
ResponderExcluirpreciso das respostas ajudar ai
ResponderExcluirpreciso das respostas ajudar ai
ResponderExcluirdrx
ResponderExcluirdrx
ResponderExcluirque bosta de blog em, chorei de rir do tanto que o design é bosta, parece que foi cagado kkkk
ResponderExcluirnão gostou só não entrar no site rsrs
Excluirque bosta de blog em, chorei de rir do tanto que o design é bosta, parece que foi cagado kkkk
ResponderExcluirMano que merda de site que n fala as resposta
ResponderExcluirsim manor que odior
ExcluirPreciso da resposta pra hoje a noite me ajudem
ResponderExcluirparabéns pelo seu trabalho! me ajudou muito :)
ResponderExcluirE as respostas?
ResponderExcluirRespostas de todas
ResponderExcluirpreciso
Preciso das respostas manda pra mim Pfv
ResponderExcluirCadê a resposta
ResponderExcluir