Estudo do texto "A Sopa de Macarrão"


Estudo do texto

Ø   COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO
1.    O texto apresenta uma família à mesa, na hora do almoço. Porém, há um conflito: o filho está com fome, mas não tem vontade de comer “comida de velho”.
a)    O que ele chama de “comida de velho”?
b)    Qual a comida preferida dele?
2.    Cada uma das personagens assume uma atitude diante do conflito, o que revela muito sobre elas. Leia o que dizem e caracterize-as com um dos adjetivos a seguir.
Conciliador(a)           inflexível           teimoso(a)            condescendente

a)    A mãe; “ – Não-senhor! Só com salada pra valer, arroz, feijão, tudo”
b)    O pai: “— Não tripudie {...] Ele ainda vai comer de tudo.”
c)    O filho: “Não, peguei tomate para tirar da boca o gosto nojento de alface, mas acabo de descobrir que tomate também é nojento.”

3.    Releia este trecho, do início do texto:

Lá da cozinha a mãe diz que decretou ― De-cre-tei! — que ou ele come legumes e verduras, ou vai passar fome.
  1. a)   O que o verbo  decretar  expressa nessa situação?
  1. b)    O emprego desse verbo nessa situação confirma ou nega sua resposta no item a da questão anterior? Por quê?

4.    A mãe quer que o filho engorde e tenha problemas de saúde mais tarde. Para convencê-lo, ela usa de diferentes recursos, entre eles a informação, a ironia e a ação direta. Observe estes trechos:
·              “a mãe pula na cadeira, pega o bife de volta”
·            “E no Natal [...] vai ser papai Noel, NE? E rei Momo no carnaval...”
·            “um jornalista um m~es só comendo a tal fasy-food, engordou mais de seis quilos!”

Qual dos trechos exemplifica a tentativa de convencer:
  1. a)      pela informação?
  1. b)      pela ironia?
  1. c)      pela ação direta?

5.     Diante da pressão que recebe, o filho também se vale de diferentes recursos para convencer os pais. Observe estes argumentos:
·         “Se vocês sempre comeram tão bem, como é que acabaram barrigudos assim?”
·         “No Japão [...] podia ser lutador de sumo e ganhar uma nota.”
·         “Porque ele é gostoso!”
·         “num campo de concentração só comiam assim pouquinho, só o suficiente pra sobreviver...”

  1. a)    Desses argumentos, qual é o único que tem relação direta com as preferências alimentares do menino?
  1. b)    Qual deles procura esvaziar o forte argumento da preocupação com a saúde?
  1. c)    Qual dles tenta provocar remorso nos pais?

6.    O pai, por duas vezes, relembra hábitos alimentares de sua infância.
a)    Como eram esses hábitos? Com a finalidade ele os cria?
b)    Um dos hábitos do pai atraia o interesse do menino. Qual foi ele? Por que o menino ficou interessado?

7.    No jantar, os pais tentam novamente fazer o filho comer, oferecendo-lhe sopa de macarrão de letrinhas.
a)    Que mensagem o filho tenta transmitir aos pais com as palavras que escreve?
b)    Qual é essa palavra?
c)    Por que a contemplação dessa palavra provoca humor no final do texto?

8.    O texto “Sopa de macarrão” é uma crônica humorística. Quase sempre, além de provocar o riso, o texto de humor também faz críticas. Que críticas o texto lido faz?

Ø  

Comentários

  1. fale por favor isabel pois preciso disso para amanha

    ResponderExcluir
  2. que bosta de blog em, chorei de rir do tanto que o design é bosta, parece que foi cagado kkkk

    ResponderExcluir
  3. que bosta de blog em, chorei de rir do tanto que o design é bosta, parece que foi cagado kkkk

    ResponderExcluir
  4. Mano que merda de site que n fala as resposta

    ResponderExcluir
  5. Preciso da resposta pra hoje a noite me ajudem

    ResponderExcluir
  6. parabéns pelo seu trabalho! me ajudou muito :)

    ResponderExcluir
  7. Preciso das respostas manda pra mim Pfv

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O texto teatral escrito I - atividades 8º ANO